5 Dicas para Superar a Timidez

5 Dicas para Superar a Timidez

É tímido e não sabe por onde começar a superar a timidez? Aqui estão algumas dicas fáceis, separadas pela máster coach, Eliana Ferrarez, para que você começa a partir de já a praticar.

1. Tudo ou Nada: se você como tímido tende a ter pensamentos do tipo “tudo ou nada”, é chegada a hora de começar a avaliar: nada nem ninguém é 100% do que APARENTA ser Pare de enxergar as coisas ou como 100% boas, belas, de sucesso ou 100% más, negativas, de fracasso. Lembre-se que na vida existem outras cores além do preto e branco e que em cada cor podem haver diferentes tons. Traga esta pequena analogia para sua vida e seja mais leve e flexível, principalmente COM VOCÊ.

2. Adivinhação: Você é daqueles que tem “CERTEZA” QUE NÃO VAI DAR CERTO, que não vai conseguir? Você prevê as coisas de seu futuro como se tivesse uma bola de cristal? Ao permitir que estas previsões te convençam, você terá uma tendência de comportamento bem típica dos tímidos, já sabe qual é? Evitar os lugares e situações, SEM AO MENOS TER TENTADO ou experimentado uma única vez. Isso acontece por que você ouviu suas previsões sem ter um mínimo de raciocínio lógico ou sequer uma evidência a respeito do assunto.

3. Deveria: Você tem uma ideia precisa e fixa de como as pessoas devem agir? E se quando suas expectativas não são confirmadas VOCÊ SUPERVALORIZA OS RESULTADOS NEGATIVOS? Bem, para saber se você tem essa tendência preste bastante atenção ao que pensa a seu respeito, a respeito das situações e dos demais. Fique atento se sua ideia sobre você mesmo, sobre o outro é realista ou se cria padrões superelevados, perfeccionistas, usando em excesso palavras do tipo devo, devia, tenho que, preciso. Fique atento pois AO ELEVAR DEMAIS ESTES PADRÕES NEM VOCÊ MESMO CONSEGUE CUMPRÍ-LOS e isso o deixa triste e insatisfeito consigo mesmo. Pare um pouco e se avalie: Como está o padrão que tenho criado para mim?

4. Pensamentos inúteis: acredito que você como parte da humanidade também possui pensamento inúteis, certo? Vim aqui para te lembrar que ter esses pensamentos não é o problema, e sim o quanto desses pensamentos ocupa seu dia, seu tempo sua cabeça. É necessário lembrar que eles não tem a mínima lógica, que não vão te ajudar em nada e que muito provavelmente não são verdadeiros. Muitos desses pensamentos já são o suficiente te deixar ansioso e não vão te levar a lugar algum. Comece a identificar estes pensamentos e os deixe de lado, não permita que eles ocupem espaço em sua vida! Exemplos de pensamentos: “nunca convidei ninguém para sair”, “não é justo que eu tenha tamanha vergonha”, “é difícil trabalhar para superar minha timidez”. Trabalhe para eliminar o “não” e o “nunca” destes pensamentos.

5. Leitura Mental: Você acredita que sabe o que o outro está pensando? Deixa de considerar outras opções e não se esforça para verificar? Para o tímido isto acontece em várias situações. Eu as vivi também, assim como você. Então preste atenção quando estiver com outra pessoa e começar a achar que sabe o que ela está pensando a seu respeito. Você acredita que aquilo que acha é o que vai acontecer, que aquela será a reação do outro. Então fique atento e ANTES DE ADIVINHAR O QUE O OUTRO ESTÁ PENSANDO, PARE E PERGUNTE A ELE PRIMEIRO. Verifique se sua hipótese se confirma ou não. Isso o deixará mais leve e vai ver que na maioria das vezes não era bem isso que o outro estava pensando.

Experimente aplicar essas dicas no seu cotidiano a partir de hoje e assim vai ver como vai se sentir melhor! E se quiser acompanhar mais notícias e dicas sobre Superação da Timidez e Ansiedade Social, curta nossa página no Facebook e acompanhe a agenda de eventos da coach Eliana Ferrarez.