7As do Sucesso: autorreponsabilidade

7As do Sucesso: autorreponsabilidade

O “7 As do Sucesso” é um método criado e desenvolvido para que você que precisa expressar melhor o que sente e pensa em coerência com sua essência interior. Desenvolvendo esse alinhamento través de estratégias e ferramentas corretas, terá  habilidades e competências para  transmitir sua mensagem de forma verdadeira resultando em uma vida alegre e livre. Fundamentado na Terapia Cognitiva Comportamental e no Coaching Integral Sistêmico, utiliza ferramentas testadas que funcionam, capazes de trazer resultados rápidos que te levarão a viver em coerência com sua essência interior.

Neste texto, vamos tratar do primeiro dos 7As do Sucesso: a autorresponsabilidadeO dicionário Houaiss define a palavra responsabilidade como: “obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros”. A autorresponsabilidade, portanto, é o ato de assumir para si o fruto das suas próprias ações, sem culpar o outro ou sem esperar que alguém lhe cobre uma postura.

Você vai entender mais sobre a autorresponsabilidade e como praticá-la, sobre a importância  e consequências da falta de autorrespoensabilidade e ainda como a clareza desse e aceitação desse conceito podem levar você a sair de um plugar passivo para tomar as rédeas de sua vida. Venha conhecer os 7As do Sucesso, a efetivamente alcançar o Seu Sucesso. 

 Verá que a autorresponsabilidade está presente em todas as ações e em todos os contextos de sua vida. Ela acaba virando mesmo parte de um Estilo de Vida, poe ser aplicada nos negócios, finanças e todas as situações que está envolvido.

1 – O que é autorresponsabilidade?

O conceito de autorresponsabilidade significa que você é o único responsável por tudo que acontece a sua volta, inclusive seu sucesso. É a capacidade racional e emocional de se ver como o único condutor de sua própria vida, por todos os resultados e consequências de suas ações. Não adianta culpar Deus, os políticos, a falta de sorte, o seu marido ou mesmo os seus pais. Não adianta culpar a falta de oportunidades, o ambiente em que você nasceu, a educação que teve ou as incidências do destino.Todos esses fatores ajudam a compor a sua personalidade, a moldar quem você é, mas não são eles os responsáveis por definir as suas ações.

A nossa vida é feita de escolhas a todo o momento. Você  como adulto,escolhe. Você pode levantar super-disposta e desfrutar de seu dia com alegria, satisfação ou simplesmente continuar repetindo o mesmo padrão de comportamento que sempre repetiu, se deixando conduzir pela vida, pelas circunstâncias que a vida te apresenta de forma passiva, como vítima do destino

Já ouviu falar da Teoria do Caos? O bater de asas de uma borboleta aqui pode causar um tsunami do outro lado do planeta. Uma decisão simples tomada por você hoje por ter um impacto imenso em você mesmo e também em todo o universo. Você pode deixar de reagir as situações e aprender a AGIR de forma consciente, autorresponsável com presença, coerência. E  as vezes esta escolha, este posicionamento pode ser pequeno demais para trazer tantas mudanças que gostaria em sua vida. Achar que as pequenas escolhas são insignificantes, pode ser um grande engano que vem cometendo. Talvez esse seja um dos erros que está mantendo você no mesmo lugar, que tem impedido você de alcançar o os resultados que tanto gostaria.

O que é fundamental na autorresponsabilidade é ter essa questão em mente: você está no controle. Toda decisão tem como única responsável você mesma. Quem você vai ouvir na hora de tomar suas decisões e fazer suas escolhas? Sua mãe, seu marido, sua amiga? Ou você mesma? Vai se alinhar ao que tem de mais nobre e puro e em seu interior e ouvir essa voz interna, que fala com você? O grande desafio da vida é manter essa coerência, esse alinhamento com seu eu superior e sagrado que te leva com certeza a fazer as melhores escolhas com autorresponsabilidade, para o seu crescimento interior.

Autoresponsabilidade garante que só você é a responsável pelas escolhas.

A autorresponsabilidade te permite fazer as escolhas sem culpar a ninguém pelos sucessos e fracassos.

É importante destacar que a autorresponsabilidade é uma das nuances que você pode começar a trabalhar em você para se sentir livre e realmente alcançar o Sucesso, o seu Sucesso. Quando você se abre para viver o que tem de melhor, estruturando os 7 Pilares que compõe os 7As , vai desfrutar da vida com alegria, segurança e liberdade, resgatando sua autoconfiança e autoestima.

2 – Quais as consequências da falta de responsabilidade?

A ausência de responsabilidade nos leva a uma tendência de atribuir aos outros a responsabilidade pelos resultados que temos alcançado. E junto com ela vem uma palavra que acaba minando sua energia e alegria de viver, a culpa. Você atribui ao outro a culpa pelos seus fracassos?

Já parou para pensar se a reclamação é um ponto em alta em sua vida? Sabia que se você é daquelas que vive reclamando, você na verdade pode ser viciada em reclamar? E que acaba fazendo isso ,sem perceber? Pode estar repetindo um padrão, ter a reclamação como um mau hábito e não está tendo consciência dele.

Se isso faz sentido para você, acha que se mantendo dessa forma, está sendo autorresponsável?

Que tal começar olhar para si mesma com mais clareza e verdade?A ideia aqui é que você tome consciência, seja autorresponsável e não trazer a palavra culpa. É mostrar a você que quando assume sua condição no lugar que você deve ocupar, você se permite crescer.

A principal consequência da falta de autorresponsabilidade é a anulação de si própria. Sucessos e fracassos  são relativos e estão diretamente as escolhas que te levam ou não na direção dos resultados que quer para sua vida.

falta de autorresponsabilidade  faz você atribuir à sorte o fato de ter ou não melhores condições financeiras, melhores oportunidades profissionais, melhor relacionamento com as pessoas. Não atribua ao externo algo que na verdade é seu, que tem dentro de você.  Sua habilidade, seu talento já existe dentro de você e através dessa conexão autorresponsável com sua essência de bondade interior, vai alcançar os resultados que tanto gostaria.

A ausência de responsabilidade faz com que a sua vida seja um amontado de casos e condições.  Enquanto se colocar no papel passivo, sem autorresponsabilidade vai permanecer em uma “zona de conforto”.

Você não quer mais ser essa pessoa sem atitude e que culpa a todos  pelos seus insucessos, não é?

Então, continue lendo este texto para saber como se tornar uma pessoa mais autorresponsabilidade.

Leia também: Timidez na mulher: como falar o que pensa e sente?

Autorresponsabilidade te torna uma pessoa mais consciente e caridosa.

Você não precisa ter dinheiro ou riqueza para revelar a pessoa que de fato você é. Quando assume uma postura autorresponsável, o universose encarrega de trabalhar a seu favor.

3 – O que fazer para ser uma pessoa com mais autorresponsabilidade?

O primeiro passo para saber como se tornar uma pessoa com mais autorresponsabilidade é aceitar que precisa se aprimorar. Com esse desejo de se tornar alguém melhor, pode utilizar de uma técnica simples de observação do próprio comportamento, seguindo as 6 Leis da Autorresponsabilidade abaixo:

  1. Se é para criticar os outros, cale-se;
  2. Se é pra reclamar, dê sugestão;
  3. Se é para buscar culpados, busque solução;
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes

A tomada de consciência é o ponto principal no processo de mudança. Então se avalie em cada uma dessas leis e comece hoje mesmo a fazer diferença em sua própria vida.

Escolha uma dessas leis para começar a se observar e exercitar em diferentes situações. Comece pela que parece mais fácil para você e reflita, pense tendo essa lei que elegeu antes de tomar decisões e fazer escolhas.

A medida que começa vai ficando mais fácil e natural para você! Vamos!!! Não continue repetindo os mesmo erros, tenha coragem e transforme sua vida!

Deposi de 7 dias, reavalie aquela semana anterior, em que momentos agiu baseado na leis da autorresponsabilidade que elegeu, reveja sua nota e escolha uma outra lei, para focar e melhorar. Assim, vá fazendo sucessivamente. E tenho certeza que vai sentir muuiiittta diferença internamente.

A vida é feita de escolhas e cabe a você ponderar o que é mais importante e o que está alinhado a seu propósito de vida, sua essência interior.

4- A autorresponsabilidade no trabalho

Uma das áreas de nossas vidas muito beneficiada pela autorresponsabilidade é o trabalho .

Quando você entende que a responsabilidade pelos resultados que tem alcançado é SUA, o universo entende que você está respeitando a si mesma e ao próximo e o universo de uma forma madura e comprometida. E quer saber o que acontece em seguida? Ele o Universo, abundante, pleno, próspero, respeita sua escolha e seu alinhamnto.

Na verdade, isso é fruto do seu empenho e da sua dedicação, é uma resposta, um resultado que começa a receber após se alinhar com você mesma e sua essência de bondade.

Existe uma importante diferença entre buscar o melhor resultado para uma tarefa ou simplesmente  realizá-la. Você pode encarar de duas maneiras aquilo que você faz, seja em sua vida pessoal ou profissional. Eu realizo para que eu possa ser beneficiada? Eu realizo para que o benefício seja estendido a mim e ao outro, ou realizo para beneficiar a mim mesma, o outro e o universo? Qual caminho você tem escolhido? Se você opta pelo primeiro modo, dificilmente terá sucesso verdadeiro e genuíno. Caso esteja disposta a encarar os fatos enxergando da terceira forma, estará agindo com autorresponsabilidade e devolvendo para o universo o que ele realmente espera de você, SEU MELHOR!

A autorresponsabilidade no trabalho abre portas para promoção

Ter autorresponsabilidade no trabalho é um grande diferencial

Ser autorresponsável no trabalho é trazer para si as responsabilidades, assumindo um compromisso com o alcance das metas e objetivos voltada para o bem estar coletivo da empresa e também da inserção daquela empresa do universo. É deixar de pensar somente em si, no seu salário, e pensar no crescimento da instituição, e de todos que ali trabalham e de todos os que estão envolvidos com os que ali trabalham.

Já parou para pensar qual é a sua importância no alcance dos resultados do negócio como um todo? Já parou para pensar o que de fato está fazendo ali naquele trabalho?  O que estar ali tem a ver com seu propósito de vida?

Abra sua perspectiva, se veja como parte de um todo, com uma visão mais sistêmica. E não tenha dúvida de que toda função é crucial para o alcance dos objetivos. Procure entender o que de fato tem feito no seu dia-a-dia, e entender de que forma você pode contribuir para o crescimento da humanidade como um todo fazendo parte daquela empresa, daquela parte do universo.

Ao desenvolver a autorresponsabilidade no trabalho , provavelmente você se tornará um colaborador mais proativo e dinâmico, íntegro, coerente. E sabe o que vai acontecer? As pessoas vão perguntar o que aconteceu com você, que você mudou, que está diferente. E sabe por quê? Porque você simplesmente vai demonstrar interesse pelas pessoas, pelo ser humano que ela já é. E assim, você vai sendo reconhecida em seu trabalho, e em todas as áreas de sua vida. E não tenha dúvidas de que, as portas se abrirão para você! AS pessoas vão fazer questão de sua presença e companhia.

 Assuma as responsabilidades, faça mais do que o convencional, entregue mais do que você prometeu. Dê mais, mesmo que não receba nada por isso. Não meça esforços para que suas ações sejam bem-sucedidas, para que as pessoas conheçam de fato essa pessoa de valores consistentes que você é!

Esta é a receita do sucesso com autorresponsabilidade.

Leia também: Como ter sucesso profissional sendo tímido

5 – Como posso aprender mais sobre a autorresponsabilidade?

O programa Florescer Mulher é uma iniciativa inovadora desenvolvida pela coach Eliana Ferrarez, especialista em timidez, que utiliza a Metodologia dos 7As do Sucesso,sendo a  Autorresponsabilidade  um dos pilares fundamentais. Gostaria então de fazer um convite especial para você que ficou interessada em saber mais sobre autorresponsabilidade e as outras características que poderão ajudá-la a Florescer e tornar-se um ser humano melhor, mais conectada consigo mesma, de desenvolve e respeita a própria essência além de aproveitar e desfrutar da vida em sua totalidade.

Eu convido  você, Mulher do estado de São Paulo a fazer parte desse Encontro comigo pessoalmente. A primeira turma está agendada para abril de 2018 na cidade de Limeira/SP.

Caso tenha interesse de levar o Florescer Mulher para sua Cidade, sua empresa, sua região, entre em contato que agendamos um evento aí bem perto de você.

Trocar experiências  com outras mulheres pode fazer total diferença na forma como você tem encarado suas dificuldades cotidianas.

Clique aqui e tenha mais informações sobre o programa Florescer Mulher.

Caso precise de mais informações, meu WhatsApp é (19) 99802-7477 ou pelo e-mail atendimento@elianaferrarez.com.br.

Vem comigo e vamos vivenciar a liberdade!

Eliana Ferrarez

Master Coach especialista em Timidez

Psicóloga e Terapeuta Cognitiva