A Armadilha do Tempo

A Armadilha do Tempo

Hoje compartilho com você o artigo que produzi para a edição de dezembro de 2017 da revista DNA do colégio São José, aqui de Limeira/SP. O texto está na página 18. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de escrever uma coluna para o veículo de comunicação oficial desta excelente escola. Espero que goste!

 

A Armadilha do Tempo

Por Eliana Ferrarrez*

Responda rápido: qual foi a última vez que você disse eu te amo para seu filho? Alguém?

O excesso de papéis e funções que cada um de nós assume hoje na sociedade em que vivemos acaba ocasionando conflitos internos,carregados de sentimentos como ansiedade, culpa, frustração, tristeza. Issotraz consequências que se refletem nos adultos, nas crianças, nas famílias,nas escola, no próprio trabalho e em outros ambientes sociais que cada um frequenta.

A pressão social exige que cumpramos todos os papéis aos quais estamos envolvidos de pais, profissionais, filhos, educadores, com extrema perfeição e qualidade, gerando contradições e dúvidas. A todo momento,Estamos vulneráveis a tantos fatores como tempo, produtividade,qualidade, relacionamentos, cuidados, educação e outros mais.

As crianças de hoje são pressionadas por parte dos pais, da escola, da sociedade e principalmente pelos resultados futuros que irão apresentar. Antes mesmo de saber escrever direito já começam a “corrida contra o desemprego”, contra os concorrentes, contra o tempo, o que acaba roubando sua infância e seus sonhos.

Nós, os  pais, que muitas vezes fomos criados de outra forma, em outro tempo, em outro momento social – onde a competição, o consumo e  os desafios eram bem diferentes dos que nos têm sido apresentados atualmente -, nos sentimos pressionados, cobrados, estressados.

Diante de tanta velocidade e novidades que o mundo moderno tem nos apresentado, acabamos nos encontrando perdidos, sem saber como lidar com tantos desafios sejam no trabalho, na família na relação com os filhos, nas relações sociais, na escola. Frente a tantas responsabilidades e exigências, nem sempre conseguimos evitar que problemas originários dessa pressão toda, influenciem o nosso comportamento, nosso posicionamento e o direcionamento em nossa própria vida,na vida dos nossos filhos, na vida de nossa família.

A consequência de tantas mudanças têm sido pessoas mais tristes, ansiosas, sobrecarregadas, nervosas, agressivas, deprimidas e omissas. E essa imensa bolha de dificuldades afasta o ser humano de seus valores mais preciosos deixando-o distante do que todos buscam e precisam:  o amor.

Não temos mais tempo para os nossos filhos, não temos tempo para nossos pais, não temos tempo para a família, não temos tempo para os amigos. Não temos tempo para a saúde, não temos tempo para nossas  crenças religiosas, não temos tempo para nós mesmos. Atualmente, não temos tempo para viver as coisas simples e prazerosas que alegram o coração, que nos enchem de energia e que muitas vezes estão tão próximas de nós como um abraço, um café com amigo, uma música de qualidade, um tempo para olhar o céu.

Estamos numa época propícia de renovação e renascimento. Sugiro a você que reflita e resgate seus valores mais preciosos. Dedique um tempo para si, para cuidar de seus filhos, para visitar seus parentes, seus pais. Não caia na armadilha do tempo e substitua os encontros presenciais e “calorosos” por mensagens virtuais  com imagens lindas e comerciais.

Quando você se permite sentir amor, buscando as pessoas que realmente são valorosas para você, na verdade não está cuidando só delas, está cuidando de você também, sabe por quê? Porque quando você ama e é amado, você produz no seu cérebro um hormônio muito importante chamado ocitocina que tem como uma de suas principais funções aumentar a imunidade do organismo.

Então, quando cuida de seus familiares, filhos e amigos, distribuindo seu amor, está além de tudo, cuidando também de você!

Um grande abraço!

  • Eliana Ferraz é Master Coach especialista em timidez. É psicóloga e terapeuta cognitiva.
  • Acompanhe o meu trabalho nas redes sociais:
  • Facebook: @TimideZero
  • Instagram:elianaferrareztimidezero

Faça o download e baixe o artigo de Eliana Ferrez – A Armadilha do Tempo em PDF.

 

* Eliana Ferrarez: Tímida quando criança, a hoje coach para superar a timidez, Eliana Ferrarez é formada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei /UFSJ. É Especialista em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo/ITC. É Master Coach Integral Sistêmico pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico – Febracis /SP. Conheça mais sobre a coach e seu trabalho em: www.elianaferrarez.com.br.