De criança tímida a Master Coach e Terapeuta Cognitiva com foco na superação da Timidez

De criança tímida a Master Coach e Terapeuta Cognitiva com foco na superação da Timidez

Conheça um pouco mais de minha história: por Eliana Ferrarez

Quem é tímido sabe bem o que significa ser “passado para trás” ou o confundido com um “bonzinho” apenas por não conseguir ou ter medo de expressar suas opiniões e sentimentos, não é mesmo? Com a coach Eliana Ferrarez a história não foi diferente. “Quando criança tinha muitas vontades, a maior parte delas não realizei pois vivia cercada de medos e pensamentos que diziam que as coisas “não dariam certo”. Porém, eu enxergava o meu problema e sabia o quanto isso me atrapalhava.

“Olhava as pessoas que conseguiam seguir adiante com facilidade e isso me despertava o desejo de poder fazer o mesmo e com a mesma simplicidade. Atividades que pareciam simples aos outros como dançar, falar, se expor, por exemplo, para mim era muito desafiador e não tinha a mesma naturalidade”. Vinha na verdade como um “peso, carregado de sofrimento e ansiedade”.

Esse cenário me levava a viver esse desconforto, que parece bem comum no mundo dos tímidos. “Com o passar do tempo tive que lidar com situações que não me agradavam. Muitas vezes fui a ‘boazinha’ e confundida com a ‘bobinha’. Isso me entristecia e me deixava insatisfeita comigo mesma”.

Ainda na adolescência, contudo,tomei uma importante decisão. “Decidi que não seria mais tímida daquele jeito. Não queria mais me sentir inferior e triste. Seria de verdade a mesma pessoa que sentia ser dentro de mim. Era como se por dentro comigo mesma fosse de um jeito e na presença dos outros era outra, completamente diferente da que queria ser e da que sentia ser dentro de mim.

Não conseguia ter essa coerência, até TOMAR A DECISÃO: CHEGA DE CONTINUAR REFÉM DA TIMIDEZ!”. Aos poucos, ainda jovem, fui desenvolvendo habilidades e competências, aprendendo estratégias, errando e acertando. “Fui me desenvolvendo, me libertando para ser a pessoa que eu queria ser”.

Foi a partir dessa experiência que hoje como terapeuta e coach pude ver o quão importante essa mudança de atitude, essa decisão, foi importante em minha vida. “Essa experiência me fez ver e sentir o quanto era e sou forte. Que posso enfrentar desafios enormes e ter um grande sucesso na conquista de meus objetivos, podendo ser uma pessoa alegre, realizada, abençoada”.

Hoje especialista em Coaching Integral Sistêmico e a Terapia Cognitiva Comportamental, percebo que combinar essas duas especialidades pode, entre outros fatores, auxiliar no entendimento das forças que atuam por trás do comportamento tímido e assim, fornecer aos meus clientes as ferramentas necessárias para aproveitar suas características internas potencializadoras, desfrutar o melhor da vida, melhorar a produtividade, o desenvolvimento de metas, a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional com alegria.