Exerça a empatia e estimule a superação da timidez

Exerça a empatia e estimule a superação da timidez

Na era das redes sociais e interações automatizadas, como favorecermos a tão em baixa empatia?

A empatia, capacidade que temos de nos colocarmos no lugar do outro e com isso entendermos os sentimentos do outro, é uma tendência em baixa na era do individualismo. Estamos sendo guiados para termos nossas agendas cada dia mais cheias com muitas obrigações para nós e pouquíssimo tempo para os outros e para o exercício das habilidades sociais.

Há quem não veja mal na falta de empatia, mas faz-se necessário se alertar que sem ela, estamos cada dia mais suscetíveis a gerirmos para o mundo cidadãos corruptos, traidores, violentos, assassinos, aproveitadores, sem-palavras, charlatões, enrolões, abusadores, perversos, impacientes, intolerantes, presunçosos, folgados, procrastinadores. Todos seres com traços de sociopatias e uma coisa em comum: a indiferença em relação ao outro. Mas, como combater isso e nos dedicarmos a essa habilidade social já tão esquecidinha?

Separei algumas dicas para que você exerça e relembre às pessoas próximas de você a importância dessa rica habilidade social. Além de exercê-la você ao mesmo tempo estará praticando bons exercícios para superar a timidez!

1 – Reserve 15 minutos do seu dia para ler notícias boas;

Sim, de notícias ruins o mundo está cheio e atrás delas nem precisamos correr. Agora, ao ler boas notícias geralmente nos deparamos com exemplos de boas práticas sociais e com exemplos de pessoas que praticam e bem a empatia. Separei aqui um portal que é dos meus preferidos: http://www.sonoticiaboa.com.br/. Dedique um tempinho e não irá se arrepender;

2 – Que tal uma caminhada fora da sua caixinha?

Vai resolver algum problema ou tem algum compromisso perto do seu local de partida? Que tal ir à pé ou de bicicleta? Mas vá sem o celular ou com ele no bolso para que você possa realmente observar o seu trajeto. O simples observar as pessoas desconhecidas estimula à curiosidade de saber quem são, o que fazem, quais seus anseios e problemas. Os primeiros passos para a empatia. Se der, puxe assunto ou ao menos as cumprimente.

3 – Sabe o telefone? Use-o em sua função discar!

Se em tempos de WhatsApp ligação telefônica é prova de amor, que exercício de empatia esse não seria? Ligue para aquele seu amigo ou parente que há muito você não fala e ver o que ele tem passado, demostrar sua preocupação e desejo de sucesso sincero por aquela pessoa e isto definitivamente pode ser um bom exercício. Aproveite as datas comemorativas como pretexto.

4 – Leia bons livros ou assista boas séries dramáticas

Nada melhor para se colocar no lugar do outro que mergulhar de cabeça dentro da história de outras pessoas. Dê preferências para livros e séries baseados em fatos reais e narrados em primeira pessoa. Experimente se colocar de verdade no lugar dessa pessoa.

Confira mais dicas para a superação da falta de empatia e superação da timidez aqui no nosso Blog.