Inteligência emocional

Inteligência emocional

Como você pode trabalhar inteligência emocional a seu favor e ensinar a seus filhos e liderados.

Já parou para pensar em si mesmo? Em seu aspecto emocional. Como você se comporta no dia-a-dia se considerar suas habilidades emocionais? Se você ainda não assistiu o filme Divertidamente, acho que seria bem interessante conhecer de forma bem descontraída um pouco de como funciona “dentro de você”

Personagens que representam nossas emoções, medo, raiva, alegria, tristeza… Vale a pena assistir! Tenho certeza que vai gostar!

Saber trabalhar suas emoções a seu favor é uma grande vantagem que pode trazer benefícios para sua vida pessoal, profissional e para todos que estão a sua volta. O bom domínio da inteligência emocional também está intimamente ligado à superação da timidez. Isso porque uma pessoa que mapeia suas emoções sabe por onde deve trilhar para se superar.

Separei alguns sinalizadores para saber se você já trabalha sua inteligência emocional a seu favor e algumas dicas de como começar a trabalha-la em você, em seus liderados ou até em casa com seus filhos.

Sinais de que você já trabalha bem sua inteligência emocional:

Você sente curiosidade sobre pessoas que não conhece;

Você é um ótimo líder;

Você conhece suas forças e suas fraquezas;

Você sabe prestar atenção;

Quando você está chateado, sabe exatamente por quê;

Você se dá bem com a maioria das pessoas;

Você se importa profundamente em ser uma pessoa boa e moral;

Você se dá um tempo para desacelerar e ajudar os outros;

Você é bom em ler as expressões faciais das pessoas;

Depois de cair você se levanta rapidamente;

Você é um bom juiz de caráter;

Você confia em seu instinto;

Você sempre foi automotivado;

Você sabe dizer não;

Agora, algumas dicas para estimular a inteligência emocional:

Expresse sua emoções e estimule as pessoas próximas de você a fazerem o mesmo;
Converse sobre a raiva. Principalmente com seus filhos. Sentir raiva é normal e ela, assim como as outras emoções pode ser manifestada. Só precisa ter cautela para fazer isso;
Estimule o elogio. “Como você se sente em relação aos seus próximos? ”Fale exponha.Aceite ser elogiado, apenas agradeça!
Estimule momentos de diálogos semanais avaliativos. Como foi a semana, o que marcou positivamente? Algum problema? Ponto em que se pode melhorar no convívio coletivo? (Ao estimular uma avaliação em equipe automaticamente se leva o liderado a se autoavaliar e você também tem a oportunidade de se avaliar. Crie um ambiente para que essa avaliação se estenda à esfera emocional, seja leve e positiva);
Conte Comigo! Um grande abraço Eliana Ferrarez!

Gostou? Quer conferir mais dicas sobre habilidades sociais e superação da Timidez. Acompanhe nossos artigos e eventos.