Timidez? Conheça Seus Direitos Sociais

Timidez? Conheça Seus Direitos Sociais

Você sabe quais são os seus direitos? Antes de exigir que seus direitos sejam respeitados, você precisa saber quais são eles. O primeiro passo é ter consciência dos Direitos Humanos Básicos. Aqui, vou falar de alguns direitos de caráter interpessoal, essenciais ao convívio e relacionamento social saudável e produtivo.

Vamos lá! São eles:

1. Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade;

2. Todo homem tem Direito a liberdade de opinião e expressão

3. Todo homem tem Direito a liberdade de pensamento, consciência e religião.

Com certeza você já ouviu falar deste Direitos que estão aí acima. Mas agora quero que reflita sobre eles. E agora conta pra mim, você acredita que em suas relações diárias seus direitos são respeitados?

Você realmente respeita o outro ao se dirigir a ele? Em quais momentos seus direitos são violados? E, quando isso acontece, como se sente? A pessoa que tem seus direitos desrespeitados tem baixa autoestima e se sente inferior aos demais. Isso acaba levando a crenças de não merecimento com sentimentos de desvalorização pessoal.

Na grande maioria das vezes, a própria pessoa sabe que está sendo desrespeitada. A grande questão é que a timidez a impede de tomar qualquer tipo de iniciativa, se sente inadequada, constrangida, fica vermelha e fica em silêncio. Você se sente assim?

Pois saiba AGORA! Você pode mudar seu comportamento. Pode reagir de outra forma quando se sentir invadido em seus direitos. E pode aumentar suas chances de se sentir mais feliz e respeitado. Siiiiimmmmmm! É possível desenvolver novas habilidades e treiná-las de forma a não ser refém de sua própria história.

E ATENÇÃO! Saber defender seus direitos é uma condição necessária e básica. Este é um pré-requisito para se relacionar bem e ter relações de qualidade com laços verdadeiros e duradouros. Ser respeitado é ter seus direitos respeitados!