builderall





Você, mulher tímida, já teve aquela sensação de querer falar algo e não conseguir?


Sente-se angustiada? Com uma sensação desagradável, um sentimento ruim que não passa?


Às vezes, quando fica irritada, prefere se calar do que começar uma discussão?


Quando você aprende a externar seus sentimentos e transmitir com assertividade a mensagem que quer transmitir, você se sente mais autoconfiante e além claro de uma sensação de alívio e satisfação interna.


O problema é que a mulher tímida normalmente guarda tudo para si até não aguentar mais. Então, aquele pensamento intruso, desagradável fica martelando na cabeça. E sabe o que pode acontecer quando você tímida fica presa nesse ciclo de pensamentos?


Você pode explodir e acabar tendo consequências desagradáveis e negativas. Pode acabar pegando de surpresa o receptor da mensagem e magoar pessoas importantes.


Este texto foi produzido especialmente para as seguidoras tímidas, que enfrentam essa dificuldade diariamente. É um papo de mulher para mulher. Eu já fui tímida e passei por situações assim, então posso falar com muita propriedade sobre este assunto. Abaixo, vou listar alguns tópicos que vão ajudá-la a enfrentar a timidez para externar melhor seus sentimentos.



1 ? Conheça a si própria


Inicialmente, a mulher tímida deve conhecer a si própria para entender como sua mente funciona. Para isso, é necessária a realização de momentos de reflexão, pensando em todas as suas qualidades e defeitos. A ideia é listar tudo em uma coluna elencando todas as suas características boas e ruins, principalmente aquelas que você quer mudar.


Uma forma interessante de fazer isso é usando a técnica da análise SWOT, uma teoria do ramo da Administração de Empresas que pode ser aplicada em nossa vida pessoal. A análise SWOT traz um modelo pré-elaborado que permite que a mulher tímida se conheça.


Para que isso seja possível, a primeira iniciativa é tirar um tempinho para cuidar de si. Deixe os filhos com o marido ou com familiares, vá para um local tranquilo ? preferencialmente em um lugar que te acalme, que seja agradável, ao ar livre, sob a sombra de uma árvore bem frondosa ? e bote a cabeça para funcionar. Liste seus sonhos, trace suas metas e tente identificar o que te impede de chegar lá.




A mulher tímida precisa analisar suas qualidades e defeitos para mudar.



Feito isso, é hora de destacar os pontos que considera que precisa melhorar.


Além da timidez, o que mais incomoda na sua personalidade e nas suas atitudes? Você quer deixar de ser antissocial? Quer ser mais amigável? Deseja ser mais simpática? Sonha em desfrutar da vida com alegria e leveza? Liste tudo isso.


Agora, é o seu momento de listar suas qualidades. Para a maioria das pessoas, esse é a hora mais complicada. A mulher tímida pode sofrer de baixa autoestima, o que a impede de enxergar as inúmeras qualidades que possui. Pode ser exigente demais consigo mesma e supervalorizar os pontos fracos e subestimar os pontos fortes. Mesmo assim, faça um esforcinho e lembre-se de tudo o que as pessoas falam de bom a seu respeito.


Ao final de todo esse processo, a mulher tímida estará muito mais confiante, trabalhando sua autoimagem: conhecendo seus pontos fortes e fracos sob a sua própria ótica. Mas só isso não é suficiente, precisamos aprofundar ainda mais nisto, o que nos leva ao próximo tópico.



2 ? Peça opinião de quem a cerca


mulher tímida sabe que é tímida, mas pode ter uma percepção distorcida sobre suas qualidades e defeitos. Nem sempre nós conseguimos ter uma visão bem clara sobre a nossa personalidades. As vezes pensamos ser alegres, contudo demonstramos tristeza. Pensamos ser simpáticas, porém temos um jeito antipático. Por isso, é fundamental ouvirmos a opinião de pessoas próximas, que se importam de verdade conosco. Pode ser o pai e/ou a mãe, o marido, os filhos, os amigos mais próximos. Eles podem achar estranho no começo, mas, entendendo que isso será para o seu bem, vão topar encarar esse desafio contigo.


Sugira a essas pessoas que façam uma lista similar a do primeiro tópico. Elenque as suas qualidades, os seus defeitos e peça para que escrevam sugestões de como você poderia se aprimorar, deixar de ser tão tímida. Quanto mais diversificado for o público, maiores as chances de resultados qualificados. Isso porque você normalmente se comporta de maneira diferente em casa, na rua e no trabalho.


Colocado tudo no papel, é hora de abrir a mente e ouvir o que as pessoas tem a falar. Deixe que elas expliquem o que escreveram e ouça com muita atenção. É importante ter maturidade para ouvir e receber o que virá, pois pode se surpreender. Não se esqueça que o objetivo principal é seu autoconhecimento e crescimento como pessoa.


De igual maneira, é fundamental interiorizar os elogios. Saber receber elogios sem ficar constrangida é um outro ponto que muitas tímidas têm dificuldade. Não se menosprezar: a mulher tímida tem, sim, ótimas qualidades que serão elogiadas. Ninguém é 100% bom ou 100% ruim, todos temos aspectos positivos e negativos em nossa personalidade.



A mulher tímida deve ouvir a opinião de amigos e parentes próximos.24



3 ? Abra a mente e permita-se mudar


Depois de coletar excelentes informações, chega o momento de a mulher tímida se organizarpara saber o que fazer com isso. Isso vai exigir de você autoconsciência e controle emocional. Além disso, você já descobriu o que os outros pensam de verdade sobre a sua personalidade, então isso te permite criar uma autoimagem mais positiva sobre si. Como dito no tópico anterior, é preciso refletir sobre o feedback que recebeu.


Cruze as informações que você anotou de si mesma com as informações recebidas de seus amigos e familiares. Esse exercício é ótimo para descobrir coisas que não sabia sobre si mesma: você não é tão chata quanto achava ser, é mais amada do que pensava, é mais bonita do que se enxergava, mais agradável do que percebia.


Neste momento, é fundamental estar com muita disposição de mudar. Deixar o status quo de lado é uma tarefa árdua, é verdade, mas muito recompensadora. A mulher tímida tem que querer deixar de se enxergar apenas sob o ponto de vista da timidez e assim se tornar uma Tímida de Sucesso. Você precisa se conscientizar que timidez não é frescura e causa muito sofrimento, precisa se autoconhecer e entender que a mudança só depende de você ? nada do que os outros disserem ou fizerem terá validade se você não souber como encarar isso.


Uma proposta interessante é procurar pessoas em quem se inspirar. Há algum famoso ou profissional bem sucedido com o seu nome? Há algum que você tenha profunda admiração? Já pensou em como essa pessoa alcançou o sucesso? Você usar esses exemplos como motivação. Procure saber como superaram desafios na vida e como agarraram as oportunidades que surgiram. Há muitas tímidas de imenso sucesso profissional. Você também pode ser uma delas.



4 ? Tome atitudes para mudar


Agora, sairemos do campo teórico e passaremos para a prática. Como a mulher tímida pode deixar de ser tão retraída e finalmente florescer? Não é necessária uma grande mudança radical do dia pra noite. Essa transformação ocorrerá de forma lenta e gradual, com pequenos gestos cotidianos que vão ajudando a construir essa nova pessoa, uma tímida de sucesso.


Com tudo que você aprendeu e ouviu de si mesma, é possível pensar em um plano de ação para moldar as características que não te agradam. Novas crenças, uma nova imagem e um jeito diferente de pensar são o caminho para superar a timidez e FLORESCER, se tornando LIVRE.

Uma das formas de se transformar pode começar pelo visual. Tímidas ou não-tímidas devem sempre se preocupar com a sua imagem. Usar roupas bonitas, estar bem com a sua aparência, sentir-se confortável e bela.


Como coach, atuo no incentivo à criação da imagem positiva através de cuidados simples e básicos. Listo a seguir alguns:

  1. Fazer o cabelo antes de ir a uma festa
  2. Usar uma maquiagem para ir trabalhar mais bonita
  3. Utilizar um agradável perfume para sair com o maridão
  4. Fazer as unhas para arrasar com aquela sandália maravilhosa

A mulher tímida deve se arrumar para trabalhar a autoimagem



Tudo deve estar agradável para você mesma. Lembre-se: você se veste, se arruma, para estar bem consigo mesmo e não com os outros. Mas quando nós estamos bem conosco, todos nos veem de uma forma diferente. O importante é criar confiança em si mesmo. É deixar que sua beleza interior floresça e reflita em seu exterior, entendeu?


Você, tímida, deve começar tentando superar sua timidez com pessoas mais próximas, como os familiares ou os colegas de trabalho ou da faculdade. Vá tentando puxar conversa sobre amenidades, assuntos do cotidiano ou comentários sobre algo em comum.


O mais importante é não ficar com pensamentos negativos sobre como as pessoas a estão vendo. Esqueça disso, porque na maioria das vezes ninguém a está julgando. As pessoas querem apenas conversar, interagir e saber como você encara o mundo. Então use isso a seu favor e busque essa ligação com os demais.



A mulher tímida deve se arrumar para trabalhar a autoimagem




Com a confiança necessária, aliada ao autoconhecimento e a sua nova forma de se enxergar, a mulher tímida começará a se preocupar menos com o que os outros pensam. Isso vai dar mais coragem para falar o que pensa e agir, deixando a timidez de lado. Lembre-se: jamais guarde mágoas ou deixe de falar algo que deve ser dito, pois isto pode ser prejudicial para a sua saúde.


Extravase, converse e seja mais feliz! Liberte-se!